Retrospectiva 2020 - Carnaval

É galera, não vai ter carnaval esse ano. Meu jeito de processar essa informação estranhíssima está sendo relembrar o carnaval passado, que foi um momento super importante pro meu trabalho como VJ e mais ainda pro folião em mim, que pode participar da melhor festa do mundo. Minha estréia trabalhando na rainha das aglomerações foi muito mais do que eu esperava. Próximo do ínicio do feriado me confirmaram que seria VJ de um palco de música eletrônica no Recife Antigo, do show de Rayssa DiasBrega Funk! no RecBeat e na edição de carnaval da Reverse. Coletivo de música eletrônica recifense

Corri demais pra preparar material pra tudo isso e no sábado de carnaval já rolou o show de Rayssa Dias, uma das poucas apresentações de brega-funkTeve também MC Draak junto com Estesia no mesmo palco e no mesmo dia. Showzão! em palcos oficiais, apesar da popularidade do gênero por aqui. As projeções foram pensadas para reforçar uma das principais mensagens de Rayssa, da ocupação de espaços de poder. Fizemos uma pequena campanha para que fãs mandassem vídeos dançando, para podermos colocá-les no palco pelo telão.

Bem perto do palco do RecBeat foi montado pela primeira vez o RecDJ, palco de música eletrônica que estreou nesse carnaval. Foram mais de 30 DJs tocando todo tipo de coisa, sempre mixando ao vivo. Foi ótimo, esbarrei com várias pessoas com quem já tinha colaborado em outras festas. O palco seguia uma temática de sustentabilidade então usei imagens do Capibaribe e um poema sobre o tema, além de uma câmera virada para o público.

Na segunda-feira ainda me apresnetei na festa Rebuliço, organizada pelo coletivo Reverse, acompanhando JV, Cherollaine, Karma, Grassmass e Léo. Aqui eu usei principalmente arte abstrata como referência, mas o ponto alto foi a perfomance de xxmarcyanna, com a qual interagi gravando a imagem ao vivo e alterando pra usar na projeção. Ter poucos registros bons dessa festa é um pouco triste, mas essa efemeridade faz também parte da graça da vídeo-arte!

A bronca é que depois de fazer essa retrospectiva não estou só com saudade do carnaval em si, mas também de trabalhar em festinhas, pilotar projetores e ver a reação das pessoas ao telão. Micróbio do caralho!