Não existe desenvolvedor solo

Minha parte preferida do jogo

Demorei um pouco para resolver sobre como eu escreveria sobre Séculos. O primeiro impulso foi simplesmente relatar como foi o desenvolvimento do jogo, mas conforme o relato avançava mais estranho parecia tratar esse projeto como algo MEU. Não me entendam mal, sou sim responsável por grande parte do que foi lançado e roda ai pela internet, mas fico na impressão que a contribuição de tanta gente às vezes fica apagada em meio a essa cultura de identificar autores específicos para obras coletivas.

Não lembro porque eu não botei a área de serviço no jogo
Primeira versão do mapa da casa de Séculos

E isso foi só pra fazer um jogo extremamente simples que se termina em 15 minutos. Agora imaginem quanta gente não contribui pra coisas que são vendidas como “desenvolvidas por fulano sozinho, o herói dos desenvolvedores de jogos”. Dêem uma olhada nos créditos de Undertale, citado vez ou outra como solo-developed:

É isso povo, bora sempre lembrar que coisas complicadas como jogos e filmes sempre tem várias cabeças por trás, mesmo que só mostrem uma.